data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Neste sábado, os idosos de 77 anos ou mais e que tomaram a primeira dose de vacina em 13 de março devem receber a segunda. Os detalhes de horário e local ainda não foram divulgados pela prefeitura, mas a exemplo de outras ações, cada pessoa deverá retornar ao mesmo local onde fez a primeira etapa.
A orientação do governo do Estado é que a aplicação da segunda dose continue na próxima semana para os grupos de 73, 74, 75 e 76 anos de idade.
Mais lojas apoiam campanha que conta com 38 locais para doação de alimentos
As vacinas para segunda dose dos 77 anos e para segunda dose de parte do grupo de 73 a 76 anos de idade chegaram ao Estado e em Santa Maria na última sexta-feira. A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, disse que o quantitativo é suficiente para 61% do público (73 a 76 anos de idade) e que depende de novo envio do Ministério da Saúde para completar as duas doses neste grupo. Na contagem do governo, faltam 120 mil doses em todo o Rio Grande do Sul para vacinar com a segunda dose 100% do grupo.
Em Santa Maria, o envio mais recente de vacinas previa 17.155 doses. Deste total, a divisão, segundo o Estado, ficou assim:
- 1.225 aos agentes de segurança pública
- 5.570 para 2ª dose dos idosos de 77 anos
- 4.950 para começar a 2ª dose de 73 a 76 anos de idade
Porém, a prefeitura de Santa Maria vacinou um total de 1.040 agentes da segurança. Segundo o Executivo, o último lote apresentou falta no quantitativo: cada frasco com o imunizante deveria ter quantidade suficiente para 10 doses, mas nos últimos envios os frascos foram suficientes para 7 a 8 doses em média, segundo informou a assessoria de comunicação. Com isso, com o que tinha em estoque, a prefeitura precisou completar o quantitativo nas últimas ações.